a seguir O LIVRO VIOLETA da NUVEM MIXIRICA completo. e a seguir o LIVRO AZUL.
As observações abaixo de algumas páginas tem o propósito de facilitar a explicação da leitura para suas crianças, pois a intenção da autora é de despertar a inteligência emocional do leitor. Portanto as legendas em determinadas páginas levam o leitor/narrador à maior clareza do significado da intenção da autora. E assim quando a sua intenção for de despertar na sua criança, uma das qualidades que cito, é só ler o trecho da história da Nuvem Mixirica. Grata, com carinho Angella Lemos.
(nestas páginas do Livro Violeta: 14 e 15, a intenção é de despertar a consciência da necessidade
suprema de se concentrar buscando energia equilibrada na suavidade das cores do
arco-íris, na energia da natureza e na essência do ar. Isto é, na inspiração
profunda, suave há maior e melhor funcionamento dos órgãos;despertar do interesse pelo
significados das cores e o potencial de cada uma delas;despertar do hábito de
interiorizar-se obtendo equilíbrio físico, emocional e mental, antes de
qualquer tipo de atividade; despertar do interesse pelas
emoções mais profundas e verdadeiras,
o Poder Emocional; despertar a consciência de que Deus é a Força Interior e Exterior;
reconhecimento de que a Força de Deus esta sempre presente, mas só a sentimos e a percebemos quando estamos em harmonia e em equilíbrio, isto é com a Fé no coração.)
(página 16: intenção de provocar a percepção, a identificação e distinção das
formas físicas da água e reconhecimento da analogia que há com os seres
humanos; demonstração dos estados físicos
da água; os seres humanos também se
transformam conforme o ambiente; estímulo ao estudo;
consciência de que nascemos para
adquirir conhecimento através da vida, estudando, pesquisando;
consciência de que viemos neste
mundo para pensar, estudar, construir, brincar, criar um mundo melhor; reconhecimento da necessidade de
pesquisar e de adquirir conhecimentos para se obter uma resposta
a uma dúvida ou curiosidade.)
autora
ANGELLA LEMOS
ilustrador
VITOR HUGO
EDITORA
ST5 de Rosa Bonini
“DOIS
LIVROS NUMA CAPA= QUE DESPERTAM A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL”
Texto: Angella Lemos –
Professora de Ed. Emocional na Educação
INFANTIL E FUNDAMENTAL I
Ilustrações: Vitor Hugo
Direitos reservados com a Autora
Revisão: Professora Marinês Bonomo e Serg Smigg
Direitos reservados com a Autora
Revisão: Professora Marinês Bonomo e Serg Smigg
Editora: ST 5
Livro Violeta: 67 páginas
Livro Azul: 44 páginas
Formato:14 x 20
Temas transversais:
Pluralidade Cultural/Meio Ambiente/
Ética/ Saúde/Artes
Interdisciplinaridade:
Ciências, Geografia e História.
Temas abordados de modo geral:
-
meditação
-
energização do arco-íris e de toda a natureza em nosso corpo
-
cromoterapia
-
reprogramação mental com músicas de
auto-estima
-
poluição do ar e da água
-
ecologia
-
consumo de energia elétrica
-
cuidados com a rede elétrica
-
preservação do Planeta
-
folclore brasileiro
-
escravidão – quilombos
-
indígenas – aldeias atuais –
-
valores humanos
A SEGUIR MAIS PÁGINAS DO LIVRO .."AS VIAGENS DA NUVEM MIXIRICA" de Angella Lemos ,...ed. ST5
(página 17)
estímulo ao estudo;
consciência de que nascemos para
adquirir conhecimento através da vida, estudando, pesquisando;
consciência de que viemos neste
mundo para pensar, estudar, construir, brincar, criar um mundo melhor;
reconhecimento da necessidade de
pesquisar e de adquirir conhecimentos para se obter uma resposta
a uma dúvida ou curiosidade;
reconhecimento da importância da água para
os seres vivos;
conscientização da necessidade da
purificação da água;
reconhecimento da utilização da
água;
reconhecimento da importância da
união familiar, da comunicação entre os familiares;
reconhecimento de que a família é
um grupo social que se caracteriza pela cooperação, compartilhar o que aprende e conhece.
Pode ser
identificado como um time de futebol, pois há regras, rivalidades e
união;
(página 18)
reconhecimento da importância da água para os seres vivos;
(página 19)
despertar do interesse em sentir-se
bem com o bem;
auto-estima;
percepção da sensação no corpo de
bem-estar, causada pela energia pura e positiva da água;
reconhecimento das diferentes
formas da água.;
consciência de que Deus é a Força
Interior e Exterior;
reconhecimento de que a Força de
Deus esta sempre presente, mas só a sentimos e a percebemos quando estamos em harmonia e em
equilíbrio, isto é com a Fé no coração;
(página 20)
percepção do tempo psicológico, a
pré-história e do tempo cronológico a idade do Planeta;
reconhecimento do efeito da chuva
sobre a terra – na formação de rios.
(pode-se comentar a utilização
dos rios para a energia elétrica – usina hidrelétrica)
(páginas 21 e 22)
consciência de que faz parte da natureza e de que pode senti-la na sua essência;
reconhecimento do ecossistema –
da relação que existe entre os seres vivos e o meio em que vivem, bem como suas
recíprocas influências;
(página 24)
estímulo ao estudo;
consciência de que nascemos para
adquirir conhecimento através da vida, estudando, pesquisando;
consciência de que viemos neste
mundo para pensar, estudar, construir, brincar, criar um mundo melhor;
reconhecimento da necessidade de
pesquisar e de adquirir conhecimentos para se obter uma resposta
a uma dúvida ou curiosidade;
consciência da necessidade de se
preservar o ar, identificando as causas da poluição.
reconhecimento da sua
interferência e própria responsabilidade sobre a continuidade do Planeta;
reconhecimento da importância da
conservação dos recursos naturais para benefício do Planeta;
(página 25)
identificar as conseqüências da
poluição do ar para a saúde humana;
identificar as formas de evitar a
poluição do ar;
reconhecimento do tempo
cronológico da nossa história brasileira da época do Império;
conhecimento da cadeia alimentar;
desperta o interesse em conhecer melhor as disciplina de História, estimulando a avançar muito além da obrigação de aprender;
desperta o interesse em conhecer melhor as disciplina de História, estimulando a avançar muito além da obrigação de aprender;
(página 26)
a fantasia funde-se à realidade
estimulando o leitor a conhecer costumes e valores habituais de época – cenário
e romance (1817).
pode ser comentado no dia dos
namorados (12 de junho)....na página 32
transmitir conhecimentos e
comportamentos sociais que atravessam gerações constituindo a evolução
cultural:
lazer
sarau
óperas italianas
- conhecimento de que as
interferências externas influenciam na formação molecular da água;
(página 27)
compaixão
conhecimento de que as
interferências externas influenciam na formação molecular da água;
(página 28)
reconhecimento da era
pré-histórica com vulcões e dinossauro;
cenário da era pré-histórica;
habitat pré-histórico
conhecimento de que as
interferências externas influenciam na formação molecular da água;
29.
conhecimento de que as
interferências externas influenciam na formação molecular da água;
identificação e distinção das
formas físicas da água e reconhecimento da analogia que há com os seres
humanos;
demonstração dos estados físicos
da água;
os seres humanos também se
transformam conforme o ambiente;
desperta o interesse em conhecer
melhor a disciplina de Ciências estimulando a avançar
muito além da obrigação de aprender;
30.
conhecimento de que as
interferências externas influenciam na formação molecular da água;
identificação e distinção das
formas físicas da água e reconhecimento da analogia que há com os seres
humanos;
demonstração dos estados físicos
da água;
os seres humanos também se
transformam conforme o ambiente;
desperta o interesse em conhecer
melhor a disciplina de Ciências estimulando a avançar
muito além da obrigação de aprender;
identificação e distinção das
formas físicas da água e reconhecimento da analogia que há com os seres
humanos;
demonstração dos estados físicos
da água;
os seres humanos também se
transformam conforme o ambiente;
desperta o interesse em conhecer
melhor a disciplina de Ciências estimulando a avançar
muito além da obrigação de aprender;
(página 33)
reconhecimento dos bons
resultados numa sociedade que se preserve a ética e os bons costumes= cidade
limpa e pessoas calmas e felizes;
sugestão de uma maneira de se
agradar e alegrar alguém que se ama;
estimular o interesse pela nossa
história, pelos costumes, pelo folclore brasileiro:
(tourada nas páginas do LV: 34 e
35)
Este capítulo da página 36 à página 44 é dedicado à nossa querida e imortal Inezita Barroso...que em entrevista graciosamente cedida à autora Angella Lemos, revelou fatos pitorescos da sua infância e com sua imensa generosidade autorizou serem introduzidos nas histórias da Nuvem Mixirica...no Livro Violeta, o que nos honrou imensamente. E sua gentileza não parou por aí. Inezita convidou Angella Lemos a participar do seu Programa Viola Minha Viola na TV Cultura para apresentação do livro em 12 de outubro de 2006, e lá cantamos a música da Nuvem Mixirica composta pelo saudoso professor de violão e radialista Sr.Valter conhecido como Giramundo.
Emoção inenarrável e inesquecível.
p.36
p.38
p.39
p.40
p.41
p.42
p.43
partitura para violão da música da Nuvem Mixirica. (da página 43)
p;44
p.45
p.46
p.47
p.51
p.52
a seguir O LIVRO AZUL da NUVEM MIXIRICA completo.
p.1
p.2
p.3
p.4
p.5
p.6
p.7
p.8
p.9
p.10
p.11
p.12
p.13
bons modos ao ser apresentado para outra pessoa
p.14
p.15
p.16
p.17
p.18
p.20
p.26
p.29
p.30
p.31
p.32
p.33
p.34
p.35
p.36
p.37
p.38
p.39
p.40
p.41
p.42
p.43
p.44
aqui estão os amigos colaboradores dessa obra...NUVEM MIXIRICA sempre grata a essas lindas pessoas...
que Deus as ilumine! Com carinho Angella Lemos.
(Inezita Barroso nas páginas
do LV: 36 a 44)
p.37p.38
p.39
p.40
p.41
p.42
p.43
partitura para violão da música da Nuvem Mixirica. (da página 43)
p;44
p.45
desperta o interesse em conhecer melhor a disciplina de Geografia, estimulando a avançar muito além da obrigação de aprender;
fundo do mar – fantasia e realidade se fundem informando e divertindo
consciência das conseqüências da poluição das praias pelos banhistas, dos oceanos pelos navios petroleiros e outras embarcações como os barcos pesqueiros que abandonam redes, linhas e anzóis a esmo pelas águas que acabam ferindo e matando os animais aquáticos;
reconhecimento das conseqüências graves ao equilíbrio do Planeta causada pela caça predatória às baleias, golfinhos e outros animais aquáticos ;
curiosidade da vida do cavalo-marinho;
fundo do mar – fantasia e realidade se fundem informando e divertindo
consciência das conseqüências da poluição das praias pelos banhistas, dos oceanos pelos navios petroleiros e outras embarcações como os barcos pesqueiros que abandonam redes, linhas e anzóis a esmo pelas águas que acabam ferindo e matando os animais aquáticos;
reconhecimento das conseqüências graves ao equilíbrio do Planeta causada pela caça predatória às baleias, golfinhos e outros animais aquáticos ;
curiosidade da vida do cavalo-marinho;
fundo do mar – fantasia e realidade se fundem informando e divertindo
consciência das conseqüências da poluição das praias pelos banhistas, dos oceanos pelos navios petroleiros e outras embarcações como os barcos pesqueiros que abandonam redes, linhas e anzóis a esmo pelas águas que acabam ferindo e matando os animais aquáticos;
reconhecimento das conseqüências graves ao equilíbrio do Planeta causada pela caça predatória às baleias, golfinhos e outros animais aquáticos ;
curiosidade da vida do cavalo-marinho;
p.48
fundo do mar – fantasia e realidade se fundem informando e divertindo
consciência das conseqüências da poluição das praias pelos banhistas, dos oceanos pelos navios petroleiros e outras embarcações como os barcos pesqueiros que abandonam redes, linhas e anzóis a esmo pelas águas que acabam ferindo e matando os animais aquáticos;
reconhecimento das conseqüências graves ao equilíbrio do Planeta causada pela caça predatória às baleias, golfinhos e outros animais aquáticos ;
curiosidade da vida do cavalo-marinho;
noção de cidadania (estimulo à participação na conscientização da preservação das praias);
reconhecimento da necessidade da reciclagem de materiais;
p.49
noção de cidadania (estimulo à participação na conscientização da preservação das praias);
reconhecimento da necessidade da reciclagem de materiais;
p.50
através das músicas aqui expostas podemos nos livrar das emoções negativas;
consciência da necessidade de se ter pensamentos positivos, livre de rancores, de mágoas;
consciência da possibilidade de se amar,aprovando-se, perdoando-se, perdoando, reciclando pensamentos;
reconhecimento do Poder de Deus e na necessidade de agradecê-lo pela vida que Ele nos oferece;
consciência de que a leitura constante de frases que possam estimular nossas virtudes, nos levam a combiná-las com os valores vivenciados e interligados, permitindo-nos reconhecer nossas emoções em determinadas situações do dia-a-dia compreendo-as e equilibrando-as evoluindo assim nossa Inteligência Emocional.;
reconhecimento da seriedade dessa alquimia no interior de cada um na transmutação de vícios, adquirindo uma qualidade de vida melhor;
reconhecimento que o som musical proporciona bem estar;
reconhecimento que a música oferece melhor estímulo para a auto-estima, pois cantarolando as frases ricas em valores levam o indivíduo a obter autonomia e autocontrole à sua personalidade;
p.51
desperta o interesse em conhecer melhor a disciplina de Geografia, estimulando a avançar muito além da obrigação de aprender;
noção do modo de ecossistema nos pólos;
reconhecimento de uma banquisa;
consciência da vida dos pingüins e focas;
consciência e estimulo em conhecer a ligação que há através das correntes marítimas entre os diferentes oceanos de nosso Planeta;
consciência de que Deus é a Força Interior e Exterior;
reconhecimento de que a Força de Deus esta sempre presente, mas só a sentimos e a percebemos quando estamos em harmonia e em equilíbrio, isto é com a Fé no coração;
identificar as conseqüências da poluição do ar para a saúde humana;
desperta o interesse em conhecer melhor a disciplina de Geografia e História, estimulando a avançar muito além da obrigação de aprender;
consciência de que há tribos indígenas reais isoladas do homem branco em regiões da Amazônia, recusando todo tipo de contato;
identificar as conseqüências da poluição do ar para a saúde humana
Com carinho Angella Lemos e Nuvem Mixirica.Este é o Livro Violeta da Nuvem Mixirica completo. |
a seguir O LIVRO AZUL da NUVEM MIXIRICA completo.
p.1
p.3
p.4
consciência da necessidade
suprema de se concentrar buscando energia equilibrada na suavidade das cores do
arco-íris, na energia da natureza e na essência do ar. Isto é, na inspiração profunda, suave há maior e melhor
funcionamento dos órgãos;
despertar do interesse pelo
significados das cores e o potencial de cada uma delas;
despertar do hábito de
interiorizar-se obtendo equilíbrio físico, emocional e mental, antes de
qualquer tipo de atividade;
despertar interesse pelas emoções mais
profundas e verdadeiras,
o PODER EMOCIONAL;
(nas páginas do LA: 4,5)
p.5
reconhecimento da demonstração de
comportamento de atenção e consideração pelo outro;
reconhecimento de seu próprio
erro;
reflexão;
solidariedade;
auto-avaliação;
reconhecimento dos valores morais
que leva à perfeição da natureza humana;
(nas páginas do LA: 6,7)
p.8
neste trecho é preciso frisar que
dar o nome de acordo com a sua aparência nem sempre significa carinho, pode ser
interpretado como pejorativo e ofensivo;
aqui é destacado os valores: bom
senso, respeito;
concórdia;
obediência e respeito aos ensinamentos de seus pais;
amizade;
p.10
solidariedade;
concórdia;
obediência e respeito aos ensinamentos de seus pais;
amizade;
zelo e manter em ordem pelo seus
bens;
cuidado com seus pertences ( aqui
deve ser frisado que zelar não significa apegar)
zelo e manter em ordem pelo seus bens;
cuidado com seus pertences ( aqui deve ser frisado que zelar não significa apegar)
consciência dos cuidados ao empinar pipa, com os postes de luz , pois são fios de alta tensão;
prudência;
reconhecimento de que a brincadeira de empinar pipa faz parte do folclore brasileiro;
noção que em cada região de nosso país há nomes diferentes para o pipa;
solidariedade
p.14
aqui mostra as conseqüências da
imprudência, de atos de selvageria para com a natureza na tentativa de
sensibilizar.
(páginas do LA: 14,15)
a aula de Educação Emocional que
estimula a inteligência Emocional. Estas aulas dão
mais qualidade ao ensino. Tem como meta
dar autonomia e autocontrole à
personalidade. Estimula a conscientização
de virtudes permitindo que as suas
emoções
sejam reconhecidas em determinadas
situações do dia-a-dia compreendendo-as e
equilibrando-as evoluindo assim a Inteligência
Emocional.
Nos adultos estimula a reflexão quanto ao
seu padrão pensamento e de seus atos
e
atitudes.
Na criança eleva o padrão pensamento.
(páginas do LA: 15,16)
aqui mostra as conseqüências da
imprudência, de atos de selvageria para com a natureza na tentativa de
sensibilizar.
a aula de Educação Emocional que
estimula a inteligência Emocional. Estas aulas dão
mais qualidade ao ensino. Tem como meta
dar autonomia e autocontrole à
personalidade. Estimula a conscientização
de virtudes permitindo que as suas
emoções
sejam reconhecidas em determinadas
situações do dia-a-dia compreendendo-as e
equilibrando-as evoluindo assim a Inteligência
Emocional.
Nos adultos estimula a reflexão quanto ao
seu padrão pensamento e de seus atos
e
atitudes.
Na criança eleva o padrão pensamento.
a aula de Educação Emocional que
estimula a inteligência Emocional. Estas aulas dão
mais qualidade ao ensino. Tem como meta
dar autonomia e autocontrole à
personalidade. Estimula a conscientização
de virtudes permitindo que as suas
emoções
sejam reconhecidas em determinadas
situações do dia-a-dia compreendendo-as e
equilibrando-as evoluindo assim a Inteligência
Emocional.
Nos adultos estimula a reflexão quanto ao
seu padrão pensamento e de seus atos
e
atitudes.
Na criança eleva o padrão pensamento.
interdisciplinaridade Ciências –
formação de raios e trovões
p.18
orientação do que fazer quando há
chuvas com raios e trovoadas (os perigos e a proteção)
p.19
responsabilidade prudência,
consciência;
Projeto da Eletropaulo
“FIQUE LONGE OS FIOS E CABOS DA REDE ELÉTRICAp.20
conscientização da necessidade de
não se esbanjar o que se tem para não faltar: água, luz, alimento;
bom senso;
p.21
senso político ;
quais as providências que nossos
governantes estão tomando para a despoluição dos rios e quais atitudes deveriam
tomar;
p.22
ênfase sobre a harmonia familiar;
a Nuvem Mixirica pede SOS;
auto-estima;
)
p.23
reconhecimento do valor da nuvem
no nosso Planeta;
p.24
reconhecimento sobre os deveres
entre os membros da família: obediência, união;
p.25
comentário sobre toda a história
da Nuvem Mixirica como Livro Azul;
p.26
comentários sobre a precaução,
amizade e solidariedade
p.27
Comentários sobre a boa educação,
os bons modos, os bons costumes;
Comentários sobre o ensino que
deve ser motivador, estimulando a pesquisa, a busca do conhecimento;
Estimula a liberdade de opinião;
p.28
auto-estima;
Consciência dos efeitos de suas
próprias ações;
Proteção aos animais todos tem
sua parte na natureza;
p.29
Consciência dos efeitos de suas
próprias ações;
Proteção aos animais todos tem
sua parte na natureza;
p.30
reconhecimento do elo que há
entre todos os seres vivos do Planeta Terra;
noção de como se formam as
florestas;
p.31
conscientização da necessidade de não se esbanjar o que se tem para não faltar: água, luz, alimento;
bom senso;
noção da distribuição da energia
elétrica;
reconhecimento dos cuidados
necessários ao ter contato com aparelhos elétricos, tomadas, para serem
evitados os acidentes.);
reconhecimento da necessidade da
energia elétrica, da luz em nosso dia-a-dia
noção da distribuição da energia
elétrica;
reconhecimento dos cuidados
necessários ao ter contato com aparelhos elétricos, tomadas, para serem
evitados os acidentes.);
reconhecimento da necessidade da
energia elétrica, da luz em nosso dia-a-dia
noção da distribuição da energia
elétrica;
reconhecimento dos cuidados
necessários ao ter contato com aparelhos elétricos, tomadas, para serem
evitados os acidentes.);
reconhecimento da necessidade da
energia elétrica, da luz em nosso dia-a-dia
noção da distribuição da energia
elétrica;
reconhecimento dos cuidados
necessários ao ter contato com aparelhos elétricos, tomadas, para serem
evitados os acidentes.);
reconhecimento da necessidade da
energia elétrica, da luz em nosso dia-a-dia
perguntas do Livro Azul – ele
quer saber mais de você, caro leitor;
é possível interagir com a
famíliap.36
conscientização sobre o perigo
dos tênis jogados nos fios de alta tensão;
aqui fica em aberto 2 (dois)
temas para serem debatidos em casa com os familiares;
conscientização sobre o perigo
dos tênis jogados nos fios de alta tensão;
aqui fica em aberto 2 (dois)
temas para serem debatidos em casa com os familiares;
Fontes de informações;
Manual dos primeiros socorros
para choque elétrico;
(páginas do LA: 38, 39,40)
p.39
p.40
p.41
Música Nuvem Mixirica
Músicas que a Inezita Barroso
indicou pois pertence ao nosso folclore:
“Quem Sabe” (páginas do LA: 42,43) e “Luar do Sertão ( na página do LA: 44)
p.43
p.44
aqui estão os amigos colaboradores dessa obra...NUVEM MIXIRICA sempre grata a essas lindas pessoas...
que Deus as ilumine! Com carinho Angella Lemos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.